Ética da Informação

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas identificam as fontes consultadas para a elaboração de um trabalho. Fazê-las é um dever ético que confere credibilidade ao trabalho realizado.

Este reconhecimento tem que ser feito duas vezes: uma vez no corpo do texto (ou, por vezes, em notas de rodapé), no local onde a fonte é referida; outra vez, com todos os detalhes, no final do trabalho, numa lista de referência ou bibliografia.

Normas e estilos amplamente  utilizados a nível nacional e internacional.

logo1ISO 690 – Normas internacionais para elaboração de referências bibliográficas desenvolvidas pelo mais importante organismo de normalização do mundo, a International Standards Organization (ISO).

logo1NP 405 – Normas Portuguesas que estabelecem o formato de descrição bibliográfica nos mais diversos tipos de suportes de informação.

logo1APA – Estilo desenvolvido pela American Psychological Association (APA), amplamente aplicado no mundo académico  em áreas do conhecimento como  a  Psicologia e as Ciências Sociais.

logo1MLA – Estilo recomendado pela Modern Language Association, o estilo MLA , muito utilizado nas área das Humanidades, Linguística e Literatura.

logo1CHICAGO – Estilo baseado na publicação The Chicago Manual of Style, um dos estilos mais extensamente utilizado nas Universidades.

logo1IEEE – Estilo desenvolvido por um dos mais conceituados organismos na área da Engenharia, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

 

NP 405 – Normas Portuguesas de descrição bibliográfica

Documentos impressologo1s NP 405-1:1994 (Ed. 1) >>

logo1Parte 2: Materiais não livro NP 405-2:1998 (Ed. 1) >>

logo1Parte 3: Documentos não publicados NP 405-3:2000 (Ed. 1) >>

logo1Parte 4: Documentos electrónicos NP 405-4:2002 (Ed. 1) >>

Deixe um comentário